Bullet Journal – Introdução

BuJo (para os íntimos :p) é um método de organização criado pelo americano Ryder Carroll. Ele fez um vídeo explicando e tem um site bem legal, mas quase toda a informação está em inglês, o que dificulta um pouco para os não falantes do idioma.

Mas graças a tecnologia tem como dar um jeitinho! Basta clicar em detalhes/configurações (é a rodinha) no canto inferior à direita, depois em legendas e clicar para traduzir automaticamente selecionando o idioma Português.

Como o vídeo explica, é um método de organização baseado em listas, mas bem menos complicado já que permite anotar as tarefas pessoais e profissionais no mesmo local. A parte mais legal é a de coleções: livros para ler, filmes, poupança, controle de peso… O que torna o sistema ótimo é a facilidade de guardar todo e qualquer tipo de informação em um só local.

Mas por que adotar o Bullet Journal?? Tem várias matérias (FolhaBBC-Brasil e ScientificAmerican) que demonstram que quando anotamos as informações a mão o cérebro consegue armazená-las por mais tempo! 🙂

Mas nem tudo são flores né, tem alguns probleminhas:

  • Não tem backup!!
  • Planejar tarefas de longo prazo nele pode ser ruim, mas um cara (em inglês) bolou um planejamento interessante que eu vou tentar adotar esse ano (vou mostrar para vocês em um post separado :] ).
  • Compartilhar calendários e compromissos com outra pessoa é impossível, já que é um método de entrada manual (papel e caneta, durl). Mas dá para usar de forma híbrida, por exemplo, eu tenho um calendário do google que compartilho e incluo as informações também no BuJo.

Quando eu vi alguns Bullet Journal pelo Instagram me apaixonei, são lindos! Mas isso não deve ser impedimento para não criar um! Ele deve ser funcional e prático, se adequando a necessidade do usuário. O próprio criador diz que ele é um método simples, então dá para seguir a forma purista dele também (sem as firulas e coisinhas bonitinhas).

Devo confessar que meu BuJo já tem vários erros hahaha, mas uns eu dei um jeito e outros vão ficar errados mesmo, que é errando que se aprende xD

Minha letra sempre foi muito feia, quem sabe agora tentado criar firulinhas para o meu BuJo ela melhore! Esperança é a última que morre!

Pretendo fazer uma série de postes explicando e mostrando o meu BuJo!

Para acompanhar:

Bullet Journal – Apetrechos
Bullet Journal – Legenda/Keys
Bullet Journal – Sumário/Index
Bullet Journal – Coleções

Seguem alguns links:

http://listografia.com.br/bullet-journal-como-usar/ Texto escrito por uma amiga e foi um dos meus primeiros contatos com o BuJo. Em Português.

http://bohoberry.com/ Sigam ela no Instagram @bohoberry! As inspirações são lindas! Em Inglês.

http://prettyprintsandpaper.com/ Em inglês.

“Planejamento, Organização e Motivação são fatores essenciais para a prosperidade”
– Renan Bride de Oliveira

Até a próxima 🙂

2 comentários sobre “Bullet Journal – Introdução

Deixe um comentário

